Conteúdo Principal
Publicado em: 08/11/2022 - 16h10 Atualizado em: 08/11/2022 - 16h40 Tags: 17 anos do Fórum Cível, Cartório Unificado, Galeria de ex-diretores

Fórum Cível celebra 17 anos de fundação com inauguração de Cartório Unificado e galeria de ex-diretores

-
Solenidade marca os 17 anos de fundação do Fórum Cível

Os 17 anos de fundação do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, da Comarca de João Pessoa, foram comemorados na manhã desta terça-feira (8), com a inauguração do Cartório Unificado Cível, que recebeu o nome da servidora “Nilma Cristiane Batista de Moraes Rego” (in memoriam), e da Galeria de Fotos dos ex-Diretores da Unidade Judiciária. O evento ocorreu no hall de entrada do Fórum Cível e contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário e do Executivo, além da comunidade em geral. 

-
Descerramento da placa do Cartório Unificado e fotografia da servidora Nilma Cristiane Batista

Durante a solenidade, a banda de música da Polícia Militar da Paraíba executou o hino nacional brasileiro sob os acordes do maestro major Alexandre Maracajá, além de seleção de músicas de Luiz Gonzaga e da canção ‘Meu sublime torrão’. O Fórum Cível da Capital foi inaugurado em 2005 na gestão do Desembargador Plínio Leite Fontes.

“Este é um momento de satisfação, de alegria e de resgate de nossa história”, afirmou o Presidente do TJ, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, ao iniciar sua fala. O presidente destacou as homenagens que a atual gestão vem realizando no resgate da história do Poder Judiciário estadual. “É importante lembrar e homenagear as pessoas que tanto lutaram para construir o Judiciário que temos hoje, bem mais efetivo e atuante nas suas ações”, disse o Desembargador Benevides.

-
Presidente Saulo Benevides

Ainda em seu pronunciamento, o Presidente do TJ fez questão de ressaltar o apoio incondicional da Mesa Diretora, dos diretores e gerentes, dos magistrados e dos servidores. Por fim, ele informou que fará a inauguração de diversas obras pelo Estado até o mês de janeiro de 2023. “A maior obra de pedra e cal será o resgate e a reforma do Palácio da Justiça, que em breve estaremos inaugurando”, falou o Desembargador Saulo Benevides, porém, salientou que a maior ação de sua gestão foi direcionada à obra humana. “A gestão caminhou bem neste sentido, com humanização e dialogando com todos dentro de um sistema democrático”, concluiu. 

-
Juiz José Herbert Luna Lisboa

Em seu discurso, o diretor do Fórum Cível, juiz José Herbert Luna Lisboa, ressaltou que, há 17 anos, sob a coragem e o comando do desembargador Plínio Leite Fontes, presidente do TJ à época, iniciava-se uma nova era na Justiça de 1º Grau da Comarca da Capital. “Tratava-se de um projeto inovador para além do seu tempo”. Ele falou da escolha do patrono do prédio do Fórum, bem como destacou as inúmeras realizações que vêm sendo promovidas em várias frentes pelo Desembargador Saulo Benevides.

“O Desembargador Saulo Benevides tem se revelado um gestor público de elevada sensibilidade. Com uma gestão humanizada conseguiu demover barreiras para o bom desempenho do serviço judiciário”, falou o diretor Herbert Lisboa.

-
Desembargador José Ricardo Porto

Sobrinho do Desembargador Mário Moacyr Porto (in memoriam), o Desembargador José Ricardo Porto, que falou em nome da família, disse ser um dia muito expressivo para todos os familiares do homenageado. “Tio Mário foi um homem que sempre esteve além do seu tempo, ele sempre visualizou a vida de uma forma absolutamente diferenciada, com sua inteligência, sua sagacidade e seu tirocínio fulgurante”, afirmou o Desembargador Ricardo Porto.

O juiz da 5ª Vara Cível, Onaldo Rocha de Queiroga, afirmou que a homenagem à Nilma Cristiane (in memoriam) é o reconhecimento para uma servidora exemplo. “Nossa amiga merece este momento, por tudo que ela representou para o Poder Judiciário da Paraíba”, disse o magistrado, acrescentando que, “a servidora era uma pessoa incansável, dedicada e destemida”.

-
Senhora Josilda Maria Batista de Moraes Rego

Em seguida, bastante emocionada, a senhora Josilda Maria Batista de Moraes Rego, mãe da servidora, agradeceu a homenagem prestada a sua filha pelo Poder Judiciário estadual, bem como destacou o apoio que o Tribunal de Justiça da Paraíba realizou durante o período que Nilma esteve acometida da Covid-19. “Pra mim é a maior honra que ela podia receber, que é o reconhecimento como pessoa e servidora. Não é por ser minha família, mas era muito amada. Além disso é muito orgulho e só tenho a agradecer ao Presidente do Tribunal de Justiça e todos os representantes da Justiça pelo apoio disponibilizado quando ela esteve doente”, disse Josilda.

Galeria de ex-diretores

-
Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque

O Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual e primeiro diretor do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, destacou que a Galeria de ex-diretores marca de forma indelével uma história com base na cronologia dos fatos ou acontecimentos. “Agradeço ao Desembargador Saulo Benevides e ao juiz Herbert Lisboa, por tão nobre premiação, que é figurar em lugar de destaque

-

neste belo edifício, o Fórum Cível da Capital”, falou.

Presentes ao evento, a Vice-Presidente do TJ, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, e o Desembargador Marcos William de Oliveira, além dos desembargadores aposentados José Martinho Lisboa, Arnóbio Alves Teodósio e João Antônio de Moura. Também participaram, o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, advogado Harrison Targino, e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes, além de magistrados, diretores e gerentes do TJ, servidores, presidentes de associação e sindicatos de servidores do TJ, advogados e demais autoridades.

Por Marcus Vinícius
 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611