Conteúdo Principal

Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Barra de acessibilidade

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal e pode ser acessada por meio do mouse ou pelo teclado.

Navegação pelo teclado

A navegação pelos links do portal, através do teclado, é feita normalmente pela tecla TAB (próximo link) e Shift + TAB (link anterior). Os links que recebem o foco são facilmente identificados por uma borda pontilhada ao redor do mesmo.

Atalhos

O primeiro item da barra de acessibilidade é um atalho para pular os menus e ir direto para o conteúdo da página [1]. O segundo item da barra de acessibilidade é uma lista de atalhos para as principais seções da página. São elas:

  • Menu Principal [2]
  • Pesquisa [3]
  • Rodapé [4]

Cada um dos atalhos possui uma tecla de atalho, apresentada entre colchetes. Para acionar o atalho, o usuário deve utilizar a combinação de teclas determinada pelo seu navegador para teclas de atalhos. Por exemplo, no Google Chrome ou Internet Explorer é utilizada a combinação ALT + [tecla correspondente]. Nesse caso, para ir direto para o campo de pesquisa, basta apertar ALT + 5.

Imagem do avatar do VLibras

VLibras no Portal do TJPB

O Portal do TJPB conta com o avatar do VLibras para tradução dos conteúdos ​​escritos no site para a Língua Brasileira de Sinais - Libras. O sistema VLibras é uma ferramenta de acessibilidade, voltada aos usuários com deficiência auditiva. A tradução com o VLibras é feita pela seleção do texto que se deseja traduzir da página. Para isso, o usuário deve iniciar a ferramenta clicando no ícone flutuante, presente no lado direito do portal.

O sistema VLibras possui diversas funcionalidades, dentre as mais importantes estão: reproduzir/pausar a tradução em qualquer instante, selecionar a velocidade para aumentar/reduzir a animação da tradução, habilitar/desabilitar a visualização de legendas para auxiliar na identificação das palavras que estão sendo traduzidas pelo avatar e a troca entre os avatares chamados Ícaro e Hozana.

Avaliação de Acessibilidade ASES Web

De acordo com a análise realizada em 27/01/2022 pela ferramenta "ASES Web", este portal está com a pontuação entre 70% a 84,99%, com base no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), demonstrando que há atendimento parcial e relativamente satisfatório aos requisitos do modelo proposto.

Resultado de Avaliação de Acessibilidade pelo sistema ASES Web com 80.13% de cumprimento

Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão

A Comissão de Acessibilidade do TJPB, em sintonia com o CNJ, fiscaliza, planeja, elabora e acompanha os projetos arquitetônicos de acessibilidade e os projetos pedagógicos de treinamento/capacitação dos profissionais e servidores que trabalhem com as pessoas com deficiência (PcD), com fixação de metas anuais, direcionados à promoção da acessibilidade desse público-alvo.